O controle financeiro é essencial para a sobrevivência de uma empresa. Saber apurar receitas e despesas, evitando dívidas, é apenas uma das vantagens de manter as finanças em ordem. O empresário que tem informações atualizadas e organizadas consegue saber, a qualquer momento, qual a disponibilidade de dinheiro em caixa ou em bancos; o montante de contas a pagar e a receber, além da quantidade e o valor das mercadorias em estoque.

Para ajudar quem precisa melhorar a gestão financeira do negócio, o Sebrae Minas irá oferecer, durante a Feira do Empreendedor 2019, palestras e atendimentos gratuitos sobre temas como finanças empresariais, preço de venda e opções de investimento (veja programação). O evento será de 16 a 19 de outubro, em Belo Horizonte Nesta edição, a feira tem o patrocínio do Banco do Brasil e Bradesco e o apoio do BDMG, E-Commerce Brasil, Montapet, Sicoob e Unimed BH.

Confira algumas dicas elaboradas pelo analista do Sebrae Minas, Arnou dos Santos, para quem quer começar a organizar as finanças da empresa.

  1. Tenha vontade e determinação

Lidar com números, contas e planilhas pode ser cansativo, mas não desanime! Ser determinado é imprescindível para planejar e organizar as finanças e atingir os resultados desejados.

  1. Não misture dinheiro da empresa e contas pessoais

A separação das contas pessoais das contas da empresa é uma regra básica. Não é por acaso que muitos negócios que fecham por problemas financeiros não seguem esta regra. Portanto, a separação das contas é essencial para a perenidade do negócio.

  1. Tenha nas mãos os custos e despesas do negócio.

A partir deste domínio é possível tomar atitudes para otimizar os custos, melhorando os resultados a curto, médio e longo prazo, bem como, na formação da reserva financeira de forma objetiva e segura.

  1. Inove com aporte tecnológico

A tecnologia contribui para tornar a vida do empreendedor mais leve, melhorar o desempenho da empresa de forma simples e pratica tanto dentro e fora da empresa com seus clientes e os seus fornecedores por meio de planilhas, software, internet, dentre outros.

  1. Analise criticamente os resultados

É responsabilidade do empresário avaliar os resultados em todos os aspectos financeiros, mercadológicos, dentre outros, para se posicionar no mercado de forma competitiva e para sustentar o negócio.

 

Programação de Finanças

Atendimento individual ao cliente De 16 a 19/10
Palestra: Como organizar as finanças empresariais De 16 a 19/10
Palestra: Como formar preço de venda de produtos e serviços De 16 a 19/10
Palestra: Tenho um dinheiro, como investir? De 16 a 19/10

 

Feira do Empreendedor 2019

De 16 a 19 de outubro, das 14h às 22h

Sede do Sebrae Minas

Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada

Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

Vagas limitadas

Inscrições: www.feiradoempreendedormg.com.br

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

(31) 3379-9275 / 9271 / 9276