O primeiro dia da Feira do Empreendedor reuniu mais de dois mil participantes na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Foram mais de 100 atividades realizadas ao longo da tarde e da noite, entre palestras, atendimentos empresariais, jogos e network nos espaços de expositores, jogos e mostra de negócios modelos: cafeteria conceito, moda e beleza e petshop.

Entre os expositores, as expectativas eram de ampliar contatos e, claro, fazer negócios. Suleine e Suleni Alves, irmãs e sócias da Diva Café & Quitanda, que funciona no Mercado Central de BH há 11 anos, estavam animadas com o evento. “É a primeira vez que participamos” conta Suleni.

Naturais de Bambuí, Centro-Oeste do estado, as irmãs perceberam a oportunidade de transformar em negócio a habilidade culinária herdada da mãe, dona Diva. “Tudo o que vendemos em nossa loja é receita de família”, conta Suleine. São bolos de vários sabores, pão de queijo, tortas, broinha de fubá e outras delícias.

Com quatro empregados, elas concordam que empreender foi uma boa decisão, apesar dos desafios. “Não é simples para quem é um pequeno empreendedor. Somos tudo na empresa. Colocamos a mão na massa e acabamos deixando para depois a parte administrativa que, como donas do negócio, deveríamos nos dedicar mais”, pondera Suleine. As duas irmãs, como grande parte dos empreendedores, não têm formação em administração de empresas. Suleine é publicitária e Suleni, pedagoga. Gerir um negócio foi, e continua sendo, um aprendizado contínuo para elas.

É assim também para a empreendedora Yasmine Costa, engenheira de produção e proprietária da Quintal Santo, que trabalha com comida saudável. “Sempre gostei de cozinhar e há menos de um mês tenho a minha empresa. Sou MEI e vim para a feira porque não quero ser uma daquelas estatísticas de empresas que fecham em dois anos. Vim buscar conhecimento, sobretudo em marketing digital”, conta.

Mauricio Baragli, microempreendedor e proprietário da Mauba Comida Caseira também participa da Feira do Empreendedor, como expositor. “Formei em gastronomia há 23 anos e, desde então, trabalho com o que gosto”, comemora. O empresário já atuou em diversos ramos no setor alimentação e hoje trabalha com comida fitness. “Forneço marmitas e há seis meses comecei a cozinhar na casa de clientes”, diz animado com o novo projeto. “Quero me profissionalizar cada vez mais nessa área”, garante.

Até sábado

A oitava edição da Feira do Empreendedor em Minas Gerais será realizada até o próximo sábado, dia 19/10. São oferecidas mais de 400 atividades de capacitação sobre temas relacionados a empreendedorismo, finanças, marketing digital, inovação, entre outros. O evento é também um espaço para network, troca de experiências, identificação de oportunidades, parcerias e negócios. A entrada é gratuita. As inscrições podem ser feitas no local. As senhas para as palestras são distribuídas uma hora antes do início das atividades.

 

Feira do Empreendedor 2019

De 16 a 19 de outubro, das 14h às 22h

Sede do Sebrae Minas

Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada

Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

Inscrições: www.feiradoempreendedormg.com.br

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas 

(31) 3379-9271/ 9275 / 9276